Famílias quilombolas de Formigueiro recebem cestas básicas

O município de Formigueiro recebeu a doação de 201 cestas básicas destinadas às comunidades quilombolas, como uma ação emergencial de enfrentamento a pandemia. A entrega para as famílias ocorreu nos dias 02, 03, 04 e 10 deste mês, dentro dos protocolos de segurança, com uso de máscaras e higienização das mãos e sacolas de cestas básicas com álcool 70%.

A distribuição foi realizada pela Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Formigueiro, após contato com o Centro de Referencia de Assistência Social e lideranças das comunidades quilombolas para definir as famílias a serem contempladas, tendo como critério principal, definido pela SJCDH, estar no CadÚnico e ser quilombola.

Na ocasião, famílias quilombolas que não estavam no CadÚnico ou com cadastro desatualizado tiveram a situação regularizada. Assim, além da entrega das cestas, a ação também oportunizou a busca ativa de famílias em vulnerabilidade.

Foram beneficiadas 110 famílias do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais 3 e 4 – PBMS (com CadÚnico) e 91 famílias onde a maioria necessitou de atualizações no cadastro. Cada cesta contém os alimentos: arroz, açúcar cristal, biscoito sortido, café, farinha de milho, farinha de trigo, feijão, leite em pó, óleo de soja, massa tipo espaguete, molho de tomate e salsicha.

A doação foi promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), coordenada pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DDHC), com apoio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene) e  Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a qual a Emater/RS-Ascar é vinculada.

No total, a Secretaria adquiriu mais de 11 mil cestas básicas para serem distribuídas para indígenas, comunidades tradicionais quilombolas e de terreiro, e também para a população LGBT. Para os quilombolas, foram destinadas 3500 cestas, que estão sendo distribuídas em 65 municípios, onde estão situadas 133 Comunidades de Remanescentes de Quilombos no RS.

Participaram da entrega o prefeito de Formigueiro, Jocelvio Cardoso (Xirú), representante da SEAPDR da região centro Celso Carvalho, a assistente social Cintia de Camargo Barcellos e os extensionistas rurais Abel Gonçalves Dias, Neusa Maria Pires Lorentz e Jairo Marques. Assim como, os lideres Elisane Chaves Souza, da Comunidade Quilombola Timbaúva; Jubal dos Santos Brum, da Comunidade Quilombola Passo do Maia; Rosária Alves Pereira, da Comunidade Quilombola Passo dos Brum; Ana Claudia Sales Ferreira, da Comunidade Quilombola Maria Joaquina, no Fundo do Formigueiro e Faxinal da Eugênia; e Danielle Rodrigues, da Comunidade Quilombola Vovó Chinoca, da Vila da Paz e Vila Farroupilha.

Toda a ação foi avaliada como positiva, tanto para a garantia da segurança alimentar das famílias, para que possam cumprir o distanciamento social, até como um fator de cidadania, aproximando entes públicos, prestação de serviços de proteção social e, mesmo, oportunizando a identificação e busca das famílias que eram invisíveis ao poder público local, possibilitando também a tomada de consciência das famílias com relação à vinculação ao CadÚnico para o acesso às políticas públicas a elas destinadas.