Significado do Brasão

O Brasão representativo do município de Formigueiro foi instituído através da Lei Nº 00181 de 31 de julho de 1978.

A parte AZUL, representa simbolicamente as águas dos rios Vacacaí e São Sepé, limites do município, que unindo-se desaguam no Rio Jacuí.

Nos campos VERMELHOS superiores, encontram-se as silhuetes de uma carreta e um trator. A carreta está ligada diretamente à origem do nome do município, segundo a história. Já o trator, representa as maquinas agrícolas, e significa o professo pela tecnologia na agricultura.

No campo central, em AMARELO, simbolizando a riqueza do município, ramos de soja e arroz, principais produtos agrícolas de Formigueiro. O Amarelo tradicionalmente representa o ouro.

No campo VERDE inferior, representando a pecuária, encontra-se a silhueta de um bovino, significando todos os rebanhos do município.

Abaixo do escudo, a faixa com o nome de Formigueiro, com as respectivas datas de criação do distrito e do município, escritas em preto sobre um fundo AZUL que tradicionalmente significa a paz.

Sob o escudo, duas lanças cruzadas, simbolizando os índios, primeiros habitantes, e os jesuítas que lutaram contra os invasores estrangeiros.

Acima do escudo, a coroa em formato de torre, de cor PRATEADA, simbolizando a autonomia do município.

Idealizadores: Celso Smidt Kessler, Dr. Gildo Benjamin Bortolotto, Flávio Cardon Massaro.


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/storage/c/44/d2/formigueiro4/public_html/wp-content/plugins/facebook-pagelike-widget/fb_class.php on line 42