PREOCUPAÇÃO NO CAMPO

_NA manhã de ontem, produtores rurais estiveram reunidos com o prefeito Xirú, a Secretaria de Agricultura do município e o Grupo de Voluntários “Pata Amiga”.

A reunião teve como pauta, a preocupação dos produtores com os ataques de cães a algumas propriedades. Segundo os relatos, grupos de cães tem atacado propriedades na zona rural e na periferia do município, matando terneiros, ovelhas e ferindo animais de maior porte, causando assim prejuízos aos proprietários. O grupo de produtores rurais apresentaram fotos de animais mortos e feridos pelos ataques dos cães. O assunto traz a discussão, a responsabilidade dos donos de cães que ficam soltos pela cidade e no interior. A conversa com os proprietários rurais e o executivo municipal, contou também com a participação do vereador Pablo Milani e de Bruno Halberstadt, assessor jurídico da prefeitura. Algumas ações a curto e a médio prazo foram discutidas, sendo que a primeira orientação é de que os produtores realizem ocorrência policial, para serem investigados os casos e a possível identificação dos donos dos cachorros envolvidos nos ataques as propriedades. O Representante do grupo de voluntários “Pata Amiga”, explicou a finalidade e os objetivos do grupo de proteção animal, que é um trabalho voluntário de orientação da população para os cuidados e responsabilidades pelos cães, cuidando da saúde dos animais, além de manter os cachorros em pátios fechados. Lembrando que maus tratos é crime e que os danos causados a terceiros pelos animais, é responsabilidade dos tutores dos mesmos.

No decorrer da reunião, entre as ações debatidas, uma é a criação de uma lei municipal para controlar a população canina, através da chipagem dos cachorros, para identificação dos tutores, ações de conscientizações, denúncias e registro de ocorrências policiais. Ficou acertado ainda que, será provocada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, evolvendo autoridades policiais, municipais, produtores rurais, e população em geral.

Fonte: Assessoria PMF

Deixe um comentário


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/storage/c/44/d2/formigueiro4/public_html/wp-content/plugins/facebook-pagelike-widget/fb_class.php on line 44