PREFEITO XIRÚ PARTICIPA DE ALMOÇO COM O COMANDANTE DE UMA DAS BASES DA MAIOR OPERAÇÃO MILITAR DO BRASIL EM 2021, QUE TEM COMO SEDE O MUNICÍPIO DE FORMIGUEIRO.

O exercício militar chamado de Operação Meridiano-Ibagé, começou no dia 03 e encerra no dia 14 de novembro. Participam da operação, Exército, Marinha e Aeronáutica, e ao todo são 5mil militares distribuídos em várias frentes em todo o território brasileiro. Centenas de viaturas, aeronaves e embarcações da Marinha, fazem parte das manobras militares.

Na manhã de segunda-feira,8, o prefeito Xirú recebeu o convite do Tenente Coronel Teixeira, comandante do 13º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), a participar de um almoço, onde Teixeira pode explicar brevemente as ações da base militar que fica sediada no Município.

O 13º GAC está instalado na sede Campeira do Ctg Coxilha Verde, de lá saem as ordens para movimentar frações militares que estão instaladas na região. Em Formigueiro sob o comando do tenente-coronel Teixeira, o efetivo é de 71 militares, do 13º GAC, que tem sede em Cachoeira do Sul.

Durante a apresentação do exercício militar o comandante explicou os motivos operacionais que fizeram com que Formigueiro fosse escolhida estrategicamente para ser palco da Operação Meridiano-Ibagé 2021. O comandante militar fez questão de agradecer ao prefeito Xirú a acolhida na cidade, agradeceu ao patrão do Ctg Coxilha Verde, senhor Carlos Oneide Luz de Souza (Falcão) pelo empréstimo das instalações da sede campeira da entidade formigueirense, e destacou a importância das Forças Armadas nas comunidades. De acordo com o comandante Teixeira, uma operação deste porte em todo o Brasil, deixa um legado para os jovens e crianças que serão o futuro do país.

O comandante militar, também agradeceu cordialmente a presença do senhor Eduardo Simon, presidente do COSEPRO/local, do sargento Lencina comandante da Brigada Militar da cidade e a sua guarnição composta pelos soldados Polmann e Pozzobom. Os militares do Exército, ficam na cidade até o dia 14 de novembro.